A história por trás do Den Den Mushi

QUAL É A ORIGEM DO NOME?

Esse nome foi um trocadilho genial criado por nosso mestre Eiichiro Oda. Siga a explicação abaixo, elaborada pela One Piece World:

Den Den Mushi é um dos termos em japonês para caracol, gastrópodes terrestres com conchas. Para dar uma melhor associação a esse nome, Oda fez um trocadilho com o início da palavra – Den Den (provém de denki, que significa eletricidade, e também de denwa, que significa telefone). Den Den Mushi seria algo como Caracol telefônico, Caracolfone ou Escargophone. Veja uma música infantil chamada de Katatsumuri:

Den den mushi mushi katatsumuri
Omae no atama wa doko ni aru
Tsunodase yaridase atamadase
Den den mushi mushi katatsumuri
Omae no medama wa doko ni aru
Tsunodase yaridase medamadase
Den den mushi mushi katatsumuri
Omae no atama wa doko ni aru
Tsunodase yaridase atamadase
Caracol, caracol
Onde está a sua cabeça?
Mostre seus chifres, mostre suas antenas e mostre sua cabeça!
Caracol, caracol
Onde está a sua cabeça?
Mostre seus chifres, mostre suas antenas e mostre sua cabeça!
Caracol, caracol
Onde está a sua cabeça?
Mostre seus chifres, mostre suas antenas e mostre sua cabeça!

Não adianta traduzir esse nome ao pé da letra, porque Mushi é inseto em português, fazendo com que a tradução literal se tornasse Inseto de Transmissão Elétrica, o que não tem o menor sentido.

O QUE É?

É um ser muito típico do mundo de One Piece: um escargot acoplado a um telefone. É o meio de comunicação mais usado na série. Não é uma máquina, prova disso está em uma pergunta de um fã (SBS) ao autor, respondida no volume 19, que responde que Den Den Mushi é um animal como todos os outros. Pode ser alimentado e criado, não ligando para o fato de ser utilizado pelos humanos.

O mecanismo de seu funcionamento está em transmissões por ondas de rádio, que podem ser de curta ou longa distâncias (seu tamanho pode variar por causa disso). Possui um gancho e não apresenta botões de discar. Pode-se sintonizar com um ou mais Den Den Mushi(s) e fazer ligações para ele(s), algo como um walk-talk também. Muitas organizações no mundo de One Piece usam mais de um Den Den Mushi para se comunicarem com diferentes regiões.

Algo extraordinário relacionado ao Den Den Mushi é que ele é capaz de reproduzir perfeitamente a situação da pessoa que está falando. Ele grita quando a pessoa do outro lado da linha grita e imita perfeitamente os seus sentimentos, através da tonalidade e do modo da fala que ela usa.

  • Den Den Mushi não apresenta toques polifônicos, nem nada do tipo (rs). O “toque” dele é este som aqui: “Buruburuburuburu”. Quando a pessoa atende, ele fala algo como “Katcha”.
  • Den Den Mushi possui diversas cores e, geralmente, representa fisicamente a pessoa ou organização que o usa: a Marine apresenta o seu símbolo – uma gaivota; a organização Baroque Works tem escrito “Mr.X” (X é o número do membro). Ele também pode apresentar características humanificadas, como barba, bigode, lábios com batom, etc.
  • O Den Den Mushi é criado em cativeiro e a ele são acoplados esses aparatos de telefonia, podendo serem removidos posteriormente. Quando a ligação é cortada ou o aparelho telefônico Den Den Mushi é danificado, o animal fica em estado dormente ou latente. Ele não morre por isso… Além disso, pelo fato de ser um animal, ele deixa de funcionar quando está doente ou quando o clima está muito frio.

Além de suas funções telefônicas, o Den Den Mushi pode ser utilizado para diversas outras coisas, como retroprojetor ou câmera.

TIPOS

Existem diversos tipos, tamanhos, cores, como já citado anteriormente. O Den Den Mushi também pode ser usado de diversas formas, como as citadas abaixo:

Telefonia

  • Den Den Mushi Normal: É o mais comum, obviamente, sendo um pouco grandinho. Pode receber fax e fazer ligações a lugares distantes.

iogtd

  • Kuro Den Den Mushi (Den Den Mushi preto): É um tipo de Den Den Mushi que não cresce, não importando a idade. Utilizado como grampo pela Marinha para interceptar ligações de piratas ou procurados. É pequeno e usado no pulso, como um relógio. Fica coberto por seu casco, que pode abrir e fechar.

et5ez

  • Shiro Den Den Mushi (Den Den Mushi branco): São o oposto dos Kuro Den Den Mushi, citados previamente. Eles previnem a intercepção de ligações, ao serem acoplados a outros Den Den Mushi normais. São totalmente brancos, com uma cara tristonha, mas diferentemente do Kuro Den Den Mushi, não são minúsculos. Dragon os utiliza para se comunicar com seus subordinados pelo mundo. (vide imagem)

kq0mi

  • Ko Den Den Mushi (Den Den Mushi bebê): É o portátil, que cabe em bolsos ou até mesmo dentro de sutiãs (Nami colocou um uma vez lá, rs) e pode ser usado no pulso também. Não é capaz de realizar ligações a longas distâncias.

mm018

Transmissões/Broadcasting

  • Den Den Mushi versão alto-falante: É similar ao normal, possuindo, no entanto, um ou mais alto-falante(s) acoplado(s). Utilizado em quartéis-generais da Marinha para fazer anúncios. Pode ser conectado a um microfone, como o que Vivi usa em Alabasta para se comunicar com os cidadãos.

2jiwi

  • Eizo Den Den Mushi (Den Den Mushi Visual): Possui duas versões: uma é a câmera e o outro é o retroprojetor. A versão câmera foi utilizado por Buggy e os piratas de Impel Down para fazer as transmissões televisivas da Guerra de Marineford, enquanto a outra versão projetava a transmissão para todos verem no Arquipélago Sabaody.

oi11h

Buster Call

  • Golden Den Den Mushi (Den Den Mushi dourado): Usado pelos Almirantes ou entregue a outras pessoas sob a permissão de um almirante, é um Den Den Mushi que apresenta um aspecto sólido e um único botão que aciona a Marinha, convocando o Buster Call.

25bcy

  • Silver Den Den Mushi (Den Den Mushi prateado): Recebe ligações do Golden Den Den Mushi e alerta a Marinha sobre um pedido de Buster Call. Apresenta um bigode e sobrancelhas brancos e possui um toque altíssimo, que lembra uma sirene.

7ryrp

Vigilância

  • Kanshi Den Den Mushi (Den Den Mushi de Vigilância): Possui dois tipos: um pequeno e um grande. O pequeno é colocado nos cantos e paredes de um recinto para vigiar presos ou pessoas em geral. Eles podem conjuntamente emitir sinais para o Den Den Mushi de Vigilância grande, que os recebe e os transmite para os monitores da Central de Segurança. Quando a versão grande emite um som de sirene e os olhos dele acendem e piscam, é sinal de que há algum intruso no local.

vblxx


1 Trackback / Pingback

  1. Spoilers do capítulo 848 – One Piece World

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*