As Espadas do Zoro

Responda rápido!

  • Você sabe o nome das espadas do Roronoa Zoro?

Preparamos um artigo muito legal sobre as espadas dele, e falaremos um pouco das demais espadas que rondam o universo de  One Piece.

….

No mundo de One Piece, as espadas não são meras ferramentas de combate, elas possuem toda uma classificação em níveis. A princípio, o termo Meitou, que quer dizer Espadas Famosas, ou de Excelência, que abrange algumas poucas espadas, dentre elas, a Wadou Ichimonji, Shigure, Yubashire e Shuusui.

As katanas mais “comuns”, mas ainda especiais, porém, possuem uma maior subdivisão, que são o grupo das Wazamono (Espadas de Grau).

Classificação:

Saijou Oo Wazamono (Espadas de Grau Supremo): As 12 melhores espadas já feitas, dentre elas, estão a Kokutou Yoru (Espada da Noite Negra) de Mihawk e a Shodai Kitetsu (Destruidora de Demônios da Primeira Geração).
Oo Wazamono (Espadas de Ótimo Grau): As 21 espadas logo abaixo das melhores. Dentre elas, a Nidai Kitetsu (Destruidora de Demônios da Segunda Geração), a Wadou Ichimonji (O Caminho Reto para a Harmonia) de Zoro e a Shuusui (Claras Águas de Outono), também de Zoro.
Ryou Wazamono (Espadas de Grau Habilidoso): 50 espadas. Dentre elas, a Kashuu (Estado Florido) de Tashigi e a Yubashiri (Corrida na Neve) de Zoro e Sandai Kitetsu (Destruidora de Demônio da Terceira Geração) do Zoro também.
Wazamono (Espadas de Grau): Sem número definido. A Shigure (Chuva de Outono) de Tashigi.

Há também inúmeras espadas sem classificação ou mesmo sem nome, como a Kiribachi (Serra de Tubarão) de Arlong, a Kessui (Chupadora de Sangue) de Hannyabal, ou mesmo Funkfreed, a espada de Spandam que comeu a Zou Zou no Mi (Fruta do Elefante).

Definindo-as pelo formato temos:

  • Katana: Espada japonesa utilizada por samurais, de lâmina única e curvada, usada pelo alto escalão da marinha, principalmente por vice-almirantes.

  • Kogatana: Versão pequena de uma katana, se assemelhando a uma faca. Mihawk usa uma dessa como colar, envolto em uma bainha que se assemelha a uma cruz.

  • Daito Katana: Categoria de espada, entre as katanas, que possui entre 24 e 60 centímetros de linha reta, sendo o resto curva. Todas as espadas de zoro estão incluidas nessa categoria.
  • Nodachi: Uma espada de duas mão japonesa, difícil de se manejar, porém extremamente mortal. Trafalgar Law e Shiryu empunham esse tipo de espada.

  • Cutelo: Sabre curto e grosso com lâmina reta o ligeiramente curvada, usada pelo baixo escalão da marinha e por diversos piratas.

  • Sabre: Espada de lâmina única geralmente curvada. Possui um grande protetor de mão e são longas e finas. Shanks usa um desses e o Vice-Almirante Onigumo usa oito ao mesmo tempo.

  • Kukri: Uma espada pequena, se assemelhando a uma faca pesada, ligeiramente desviada a 20º, possuindo vantagens únicas e uma coluna bem espessa. Sarquiss empunha uma grande e Helmeppo usa dois Kukri pra combate.

  • Shikomizue: Espada geralmente escondida em uma bengala que se tornou popular quando as katanas foram proibidas. Brook usa uma com seu estilo esgrima, Zoro ja foi mostrado usando uma em um Flashback e Kaku usa um par.

Agora que já conhecemos um pouco do universo das espadas de OP, vamos ao que interessa!

AS ESPADAS DO ZORO

Yubashiri

Yubashiri foi uma das cinqüenta Ryo Wazamono (chamado Hábil Grau)  que Roronoa Zoro  obteve de um dono de loja de espada . A espada era uma herança de família e a melhor espada na loja, em Logetown .Ippon-Mttsu deu para Zoro quando viu a habilidade e coragem que mostrou Zoro em testar a maldição da Sandai Kitetsu.

Yubashiri foi uma longa katana com um punho preto. Ele tinha uma guarda em forma de cruz e uma bainha laqueada preta. A lâmina própria era normal na aparência e seu padrão foi midareba ou padrão irregular. Foi considerada uma espada muito leve. Embora em sua maioria negros, a bainha e o punho ambos tinham projetos de ouro ainda elaborados finas sobre eles.

Após Zoro provar que sua força de vontade foi mais forte do que a maldição sobre a espada Sandai Kitetsu, o dono da loja em Loguetown  retira  Yubashiri do sótão do edifício, e revelou a Zoro , afirmando que era uma herança de família. Ele concedeu-a sobre Zoro como um presente, juntamente com a Kitetsu, deixando Zoro com três espadas mais uma vez. Ele a utiliza pela primeira vez em Whiskey Peak , contra os agentes Baroque Works, e continuou a usá-la regularmente depois, segurando-a na mão direita.

Depois de viajar através de Whiskey Peak , Little Garden, Alabasta , Jaya , Skypiea, Water Seven e Enies Lobby , a lâmina foi  enferrujado  por Shu na batalha contra os Marines capitães e comandantes sobre a Ponte de hesitação em Enies Lobby.  Zoro mantém os restos da lâmina na bainha e em sua cintura a partir de então até que ele deposita no local de enterro dos piratas Rumbar em Thriller Bark , e substitui com  Shusui , que Zoro tirou de Ryuma após derrotá-lo.

Habilidades

Yubashiri era extremamente leve, forte, Zoro comentou que era uma “boa katana” depois de ver como era fácil de usar. Seu peso leve permitiu ações e reflexos rápidos, mantendo a sua nitidez para poder cortar.

Quando utilizado por zoro, Yubashiri era uma das três espadas para seu estilo Santoryu e foi tipicamente utilizado juntamente com Sandai Kitetsu em suas técnicas Nitoryu. Quando a espada foi destruída, Zoro substituiu-o com Shusui .

Quando Sogeking acidentalmente se trancou com a mão direita de Zoro com uma algema Kairoseki, Zoro teve de improvisar e combinar Yubashiri com Sogeking para criar a “espada Hana Arashi” (um trocadilho com nariz longo de Sogeking).

SANDAI KITETSU

Sandai Kitetsu é uma das espadas de Grau Ryo Wazamono , a “Espada Amaldiçoada”. Como todos os antecessores da espada Kitetsu, é dito ser amaldiçoada.

Roronoa Zoro encontrou a espada em um barril de katanas baratas em uma loja em Loguetown. Quando o dono viu pela primeira vez, ele não permitiu Zoro comprá-la, dizendo-lhe que era uma maldição. Zoro gostou do conceito e dicidiu testar a sorte contra a maldição. Ele jogou no ar e estendeu o braço disposto a deixá-la lhe cortar. A sorte de Zoro é que a lâmina circulou ordenadamente em torno de seu braço. O dono da loja da Sandai Kitetsu deu a Zoro a Yubashiri por sua habilidade e sorte.

 

Habilidades

Como todos os ofícios de uma espada feitas por Kitetsu, essa é dita ser amaldiçoada, e supostamente vai trazer uma morte horrível a todos os seus proprietários.

A Sandai Kitetsu tem uma borda afiada, tornando-a mais fácil de usar para cortes. Quando foi usado por Zoro para testar a sua sorte contra a sua maldição, o seu proprietário anterior tentou avisar Zoro que seu braço seria cortado.

Porem a lâmina passou sem prejudicar Zoro, cortando profundamente o ponto do primeiro andar, deixando apenas um quarto da lâmina saindo do chão. No entanto, Zoro comentou que a espada parece ter uma mente própria, tornando-se uma “criança problema”. Também pode-se notar que Zoro pode “sentir” a presença dessa espada, mesmo sem vê-la, como mostrado no capítulo 363.

Essa espada, quando dada a Zoro, é usada como uma de suas três espadas para seu estilo Santoryu.

Curiosidades

Parece que seu nome e sua classificação, Kitetsu, foram feitas mais fracas a cada nova espada. Essa é a menor nota das três espadas, Sandai Kitetsu é a mais fraca de todas as espadas Kitetsu. Seu nome também indica que ela foi a última das três a ser feita.

É a primeira espada nomeada de Zoro que ele empunha que nunca foi apresentada como “Meito”.

SHUSUI

Shusui é uma das 21 espadas de grau Ô Wazamono, antigamente foi exercida pelo lendário samurai Ryuma. Ela é considerada o tesouro nacional do País Wano. Após a morte de Ryuma, a katana foi enterrada com ele, até que seu túmulo foi violado pela Tripulação de Moriah.

Ryuma apareceu como um zumbi em Thriller Bark, pois a sombra de Brook tinha sido dada a ele. Após sua derrota, Ryuma legou sua espada a Roronoa Zoro, e comentou que a espada se satisfaria tendo Zoro como seu mestre. Essa espada substituiu a Yubashiri de Zoro que foi destruída em Enies Lobby.

Aparência

A lâmina de Shuusui é preta com um distinto hamon vermelho em sua extensão, sua guarda-mão possui desenhos que lembram flores em suas bordas, por isso ela é conhecida como uma “Espada Negra” (黒刀 Kokutō). Seu hamon vermelho (linha de endurecimento) tem o estilo Kenemoto, tendo a aparência de uma serra ou dentes afiados. Ela não tem acessórios no punho, sendo envolvida com uma espécie de seda preta. A Kashira, tsuba e o kojiri são banhados em ouro, sua bainha é preta decorada com círculos em vermelho escuro divididos em terços.

Após o Arco Thriller Bark, Zoro envolveu uma corda sageo em torno da parte superior do invólucro, embora isto não tenha sido mostrado no anime até o timeskip.

Habilidades

A Shusui é projetada para aumentar tremendamente o poder e o potencial de danos destrutivos do usuário. Em um ponto, Zoro comentou que o maior atributo da Shusui é a sua dureza, dizendo que mesmo se um dinossauro for a passo sobre ela, a lâmina não se dobra um milímetro. Ele demonstrou claramente que bloqueou o braço de Oz com a lâmina de forma horizontal. Além disso, o poder absoluto da lâmina foi o suficiente para redirecionar um dos socos de Oz.

Embora seja capaz de lidar com golpes pesados, é extremamente difícil, Shusui tem alguns problemas principais do seu próprio. Assim como a Sandai Kitetsu, acabou por ser uma “criança problema”, Zoro descreve Shusui como se ela tivesse um “temperamento”, que a torna mais difícil de manejar. Zoro descreve Shusui como um pouco mais pesada do que a Yubashiri, que é extremamente leve, assim poderia estar em qualquer lugar do peso normal para um bom negócio mais pesado do que espadas normais.

Quando transferido para as mãos de Roronoa Zoro, ele usou essa espada para substituir a Yubashiri, que havia sido enferrujada pelo Capitão da Marinha Shu. Ao lutar primeiro contra Oz, Zoro descobriu que o peso da Shusui foi a razão pela qual foi considerada bastante poderosa. Isso foi demonstrado pelo fato de que ele criou um grande vácuo quando o Hyaku Hachi Pound Ho foi realizado, e absorveu os vácuos de suas outras duas espadas, tornando a sua já com o aumento de potência grande com uma destruição tremenda, como Zoro a coloca. Esse peso contribui para a diminuição de controle que Zoro tinha para alguns de seus ataques. Com o tempo, Zoro começou a dominar os atributos negativos da Shusui. Depois de dois anos se passarem, pode ser visto que Roronoa Zoro facilmente cortou um navio ao meio com a Shusui, insinuando que Zoro dominou essa lâmina.

Curiosidades

No capítulo 599, Zoro com a Shusui foi mostrado com uma capa diferente fortemente semelhante a da nodachi de Trafalgar Law. Embora Oda não tenha escrevido nada sobre isso, poderia ser tomado como um erro Zoro é então visto segurando a Shusui com a bainha tradicional, com comentários sobre a mudança. Esse erro foi corrigido no capítulo do anime que se adapta a cena do mangá.

WADO ICHIMONJI

A espada favorita e de grande apego emocional de Roronoa Zoro, Wado Ichimonji já foi de Kuina e é uma Meito. É uma das 21 espadas do grau Ô Wazamono.

Aparência

A espada tem um cabo branco puro com uma guarda circula perto da mão. Ela é descrita como “magnífica” por Tashigi quando chamou sua atenção em Loguetown. Atualmente, Tashigi da Marinha caça Zoro por essa lâmina como ela não consegue entender por que tal bela lâmina está nas mãos de um pirata.

Habilidade

Como uma das 21 melhores katanas no mundo, a Wado Ichimonji é uma lâmina poderosa quando usada por um espadachim competente. Também é bastante resistente, como mostrado quando Dracule Mihawk com a Kokuto Yoru quebrou duas espadas de Zoro, e essa foi a única que não quebrou nenhuma parte.

Quando usado por Zoro, essa espada é geralmente colocada em sua boca no seu estilo Santoryu. Ao usar o estilo Ittoryu, Zoro normalmente utiliza essa espada. Sua resistência também é demonstrada pelo fato de que Zoro utilizou sua Ittoryu Iai: Shishi Sonson contra Mr. 1 cortando seu corpo de aço, e usando o mesmo golpe contra Bartholomew Kuma, que aparenta ter um corpo mais duro que aço.

E aí pessoal gostaram?

Deixe nos comentários o que achou do universo das espadas.

E se quiser também, diga o que você quer ver de One Piece publicado aqui na page!

Até a próxima ♥

Sugestões, criticas, reclamações, estamos dispostos a ouvi-las…

Curta a página da OPW no facebook.

Segue a gente no Instagram: @onepieceworldbr

 


1 Comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*