As mentiras de Usopp que se realizaram

Além de ser um franco atirador, Usopp é conhecido no bando dos Chapéu de Palha pela sua grande habilidade em mentir. Além de sua aparência ser semelhante ao Pinóquio, o personagem possui outras características que remetem a esse “mau hábito”. O nome de Usopp, por exemplo, provavelmente se originou da junção das palavras USO (mentira em japonês) e ESOPO, um escritor grego contador de fábulas.

Mas, por que resolvemos fazer uma informação só sobre essas mentiras? Através dos capítulos da saga de Dressrosa, vimos de fato que várias mentiras do Usopp contadas no início da série, realmente se concretizam ou ainda irão se concretizar.

Após o final de toda a aventura de Usopp e seus amigos, com certeza, ele terá muitas histórias para contar a Kaya e, muitas delas, ele já contou antes!

ESTA INFORMAÇÃO PODE CONTER SPOILERS

Usamos apenas imagens e dados do mangá recente. Por isso, se não acompanha ou não está em dia com a série, evite ler esta informação no momento!

Mentira #1 – Invasão dos Piratas na Vila Syrup

Desde pequeno, Usopp costumava, quase que diariamente, correr pelos arredores de seu vilarejo gritando que piratas tinham invadido a cidade. Tal hábito mentiroso se iniciou quando ele era pequeno, para tentar alegrar sua mãe doente, que aguardava ansiosamente pela volta de seu marido Yasopp, da tripulação de Shanks.

No entanto, no dia em que a vila realmente iria ser atacada por piratas, ninguém mais acreditou em Usopp. Os piratas da tripulação de Kuro levaram a primeira mentira do Usopp a se concretizar.

Confira esse trecho de uma fábula de Esopo, que mostra bem, essa reviravolta criada por Eiichiro Oda:

Na boca de um mentiroso, verdades são mentiras

Um Jovem Pastor de ovelhas, encarregado que fora de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo, por três ou quatro vezes, fez com que os moradores e donos dos animais, viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus desesperados gritos: “Lobo! Lobo!”.

E quando eles se aproximavam do local do pastoreio, imaginando que o jovem estava em apuros com o Lobo, lá estava ele sempre a zombar do pavor que todos estavam sentindo.

O Lobo, entretanto, por fim, de fato se aproximou do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente apavorado, tomado pelo terror e aflição, gritava desesperado: “Por Favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!”.

Mas, dessa vez seus gritos foram em vão, e ninguém mais deu ouvidos aos seus apelos.

O garoto pastor e o lobo – Fábulas de Esopo

Mentira #2 – O Peixe Dourado Gigante

Enquanto morava na Vila Syrup, Usopp contava diversas aventuras mirabolantes que “vivenciou” para a depressiva Kaya, a fim de que ela se alegrasse mais um pouco. Numa dessas histórias, ele fala que com apenas 5 anos lutou contra um peixe dourado gigantesco e que chegou até mesmo a ancorar seu navio numa de suas fezes imensas.

Após o fim da luta contra os oficiais da Baroque Works, ao sair de Little Garden, eles se deparam com um peixe dourado gigante. Dorry e Broggy contam que de fato já lutaram contra o peixe dourado gigante, devorador de ilhas, cujos excrementos são gigantescos.

Mentira #3 – Usopp aclamado pelos anões

Continuando a contar suas “aventuras” a Kaya, ele afirma que já foi a terra dos anões, onde lá é aclamado por eles.

Esta mentira se concretiza vários capítulos depois, na saga de Dressrosa, onde Usopp se torna de fato o herói lendário “Usoland” para os anões de Tontatta ao derrotar Sugar pela primeira vez.

Mentira #4 – A topeira gigante

Quando Usopp é perguntado por qual motivo entrou escondido na mansão de Kaya, ele responde que ouviu dizer que havia uma topeira gigante na mansão.

Outra mentira absurda que se concretizaria em Alabasta quando Usopp luta contra Miss Merry Christmas, que comeu a Mogu Mogu no Mi.

Mentira #5 – O Cérbero e o Dragão

Quando Usopp era criança, ele mentia/imaginava que animais comuns eram monstros mitológicos para brincar com os seus amigos. E eles de fato se tornaram realidade…

Mentira #6 – A recompensa de Luffy é sua

No caminho de Alabasta, Usopp conta a Vivi que todos têm dúvida se a recompensa de Luffy de 30 milhões de berries (na época) não seria na verdade para ele, já que ele também aparecia no pôster de procurado. Quando Usopp conseguiu sua primeira recompensa, após os eventos em Enies Lobby, seu valor era coincidentemente de 30 milhões também.

Mentira #7 – Ótimo atirador

Usopp sempre se gabou que era ótimo em tiro ao alvo, o que de fato sempre foi verdade, talvez até mesmo uma herança familiar. No entanto, ele sempre aparentava que acertava “na sorte” e ao tentar passar confiança, falava que era ótimo no tiro por ser um bravo guerreiro do mar.

De fato, ele passa a se concretizar como exímio atirador de longas distâncias a partir de Enies Lobby, quando salva Robin de Spandam. Novamente, ele mostra suas habilidades de tiros distantes ao derrotar Sugar pela segunda vez em Dressrosa.

Mentira #8 – Uma linda espadachim trará carne

Para tentar acordar Luffy, Zoro e Sanji em Thriller Bark, Usopp inventa uma mentira contendo palavras que os seus amigos mais gostam (Linda = Sanji, espadachim = Zoro, carne = Luffy).

E, realmente, aparece uma personagem em Dressrosa, a Rebecca, satisfazendo todas essas características.

Mentira #9 – Haki

Durante a batalha entre Law, Fujitora e Doflamingo, Usopp e os Tontattas sentem grandes vibrações na terra acima. Ao indagarem o porquê desses “terremotos”, Usopp responde que esse era o seu haki. Na época, Luffy, Zoro e Sanji eram os únicos na tripulação que haviam despertado tal poder.

Alguns capítulos depois, a mentira virou realidade. Usopp desperta o Haki da Observação.

Mentira #10 – Eu tenho mais de 8.000 seguidores

E a mais clássica mentira de Usopp, o bordão dos bordões, MEU NOME É CAPITÃO USOPP! TENHO MAIS DE 8.000 SEGUIDORES, usada pelo mesmo em situações de apuros contra inimigos mais fortes, é outra que está virando realidade.

Após salvar milhares de brinquedos em Dressrosa, ao derrotar Sugar, Usopp ganha inúmeros seguidores que o chamam de Capitão / Deus Usopp. Isso sem contar os fãs que criou em Skypiea (possui até uma estátua lá) e os guerreiros de Elbaf que se tornaram seus amigos, durante sua jornada.

Esta informação encontra-se em constante atualização, dependendo do decorrer da história e o surgimento de novas mentiras/revelações. Se você acha que faltou alguma mentira já concretizada, por favor, não hesite em comentar abaixo!


2 Comentários

  1. Acho que o trio monstro vai morrer e quem vai assumir a liderança vai ser o Usopp assim se tornando CAPITÃO USOPP O HOMEM DE 8000! SEGUIDORES

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*