Conheça tudo sobre as Meitou – As espadas mais fortes de One Piece!

HISTÓRIA

No contexto de One Piece, você já deve ter percebido que as espadas são umas das armas mais utilizadas, tanto por piratas como por marinheiros. Dentre elas, algumas são chamadas de Meitou (名刀), cujo significado é algo próximo de “espada excelente ou espada famosa”.

ouqklvl

Devido ao espadachim Zoro ser um dos protagonistas, nosso interesse sobre as mesmas vai crescendo no decorrer da história e, à medida que grandes espadachins nos são apresentados, novos nomes também vão surgindo. Dessa forma, o objetivo desta informação é explicar brevemente sobre o que são as Meitou e reunir todas as “espadas excelentes” mostradas até o presente. Não falaremos sobre as outras espadas (ex: a Kikoku do Law) ou outras armas da série nesta informação.

É importante lembrar a diferença entre Meitou e katana (刀), a qual significa apenas espada ou lâmina, e entre Meitou e nihontou (日本刀), que significa “espada japonesa”.

NO MUNDO REAL

Surpreendentemente, o termo Meitou é familiar na história nipônica, sendo bastante atrelado à cultura do país, desde ao passado de produção artesanal de espadas até os famosos samurais.

No Japão, uma Meitou é intimamente ligada ao seu espadachim, como também à família ou linhagem dos seus fabricantes. Por isso, é culturalmente notória a importância dada à sua qualidade de confecção e ao orgulho em possuir uma arma afiada e poderosa. Para tanto, várias espadas reais foram graduadas de acordo com o seu grau de afiação, como podemos ver abaixo:

6b4uizm

Wazamono ➞ Ryo Wazamono ➞ Oo Wazamono ➞ Saijou Wazamono

Wazamono = Espada Afiada / Ryo Wazamono = Espada de Boa Afiação / Oo Wazamono = Espada de Grande Afiação / Saijou Wazamono = Espada de Afiação Suprema

Para determinar essa qualidade de produção, um objeto-teste (geralmente um pedaço de madeira ou palha) é usado como experimento de corte pela espada em avaliação. Posteriormente, compara-se o dano causado com os valores descritos abaixo:

  • Wazamono: corta de forma limpa aproximadamente 70% do objeto
  • Ryo Wazamono: corta de forma limpa 80% do objeto
  • Oo Wazamono: corta de forma limpa 90% do objeto
  • Saijo Wazamono: corta de forma limpa 100% do objeto

Esse teste recebe o nome de Tameshigiri e, para provar a superioridade de suas lâminas, nos períodos Edo e Meiji, os japoneses chegaram até mesmo a testar o corte em inimigos amarrados. Na imagem abaixo, mostram-se os vários cortes transversais que poderiam ser feitos nos corpos humanos, a fim de atingir certa quantidade de ossos e determinar a resistência da espada.

jy0wjyj

Que macabro…

Uma Meitou recebe seu nome baseado no modelo de sua linhagem de fabricantes ou pode também receber um título especial dado por seu dono. Geralmente, os fabricantes de espada incluíam no nome a sua ordem fabricação, organizando-as em gerações: Shodai (I – Primeira Geração), Nidai (II – Segunda Geração), Sandai (III – Terceira Geração) …

Listas com todas as Wazamono encontram-se em livros publicados nos séculos XVIII e XIX, como o famoso Kaihou Kenjaku, da família Yamada. Para pesquisar mais sobre o assunto, existem vários outros sites ou blogs sobre o assunto na internet.

EM ONE PIECE

Em One Piece, a classificação das espadas famosas ou “Meitou” é a mesma da vida real. Oda foi fiel à história das espadas japonesas, facilitando, portanto, o nosso trabalho de pesquisa!

Na série, existem 12 Saijou Wazamono, 21 Oo Wazamono e 50 Ryo Wazamono, como dito por Tashigi em Loguetown. Segundo ela, a maior parte das Meitou encontram-se atualmente na posse de piratas. É portanto seu sonho recuperá-las dos donos que a utilizem para o mal.

LISTA DE MEITOU

No mundo de One Piece, existe um catálogo de espadas para aficionados do gênero, mostrando as suas características e até mesmo seu provável valor. Infelizmente, não temos acesso a tal conteúdo (risos), portanto, mostraremos abaixo uma simples tabela de todas as espadas nomeadas mostradas até agora.

Classe Nome Dono(a) Descrição Figura
Saijou Wazamono Yoru Mihawk Uma das Kokutou (espada negra), ela é considerada a espada mais forte do mundo de One Piece. É gigantesca, sendo quase do tamanho do próprio Mihawk.
Saijou Wazamono Shodai Kitetsu Primeira geração de sua linhagem e a mais poderosa dentre elas. É uma das espadas amaldiçoadas fabricada por Kitetsu. Kitetsu significa “destruidor de demônios” Sem imagem
Oo Wazamono Wadou Ichimonji Zoro É a espada que o pai de Kuina deu ao Zoro, para que ele carregasse o sonho de sua filha. Zoro costuma usá-la em sua boca e em todas batalhas até agora, ela nunca foi danificada. Seu valor é de mais de um milhão de berries, e é famosa por sua bainha branca.
Oo Wazamono Nidai Kitetsu Segunda geração das Kitetsu. É também uma espada amaldiçoada. Sem imagem
Oo Wazamono Shuusui Zoro Antiga espada de Ryuuma, foi conquistada por Zoro ao lutar contra o samurai em sua forma zumbi. É considerada um tesouro nacional no País de Wano e também uma Kokutou (espada negra).
Ryo Wazamono Kashu Tashigi Espada adquirida por Tashigi através de um duelo contra Mr.11 da Baroque Works.
Ryo Wazamono Yubashiri Destruída Espada mais valiosa da loja de armas de Ippon-Matsu, em Loguetown, oferecida gratuitamente a Zoro. A mesma foi destruída na batalha de Enies Lobby.
Ryo Wazamono Yamaoroshi Tashigi Outra espada conseguida por Tashigi através de um duelo em Loguetown. Sem imagem
Wazamono Sandai Kitetsu Zoro Espada amaldiçoada da terceira geração da linhagem Kitetsu. Conseguida por Zoro gratuitamente em Loguetown, após o mesmo testar a sua sorte e não ser cortado pela espada ao lançá-la para o alto. É famosa por ser “sedenta por sangue”, e seu corte ser dificilmente controlado.
Wazamono Shigure Tashigi A espada principal empunhada por Tashigi. Seu nome significa “Chuva de Outono”.
? Durandal Cavendish Famosa espada cujo nome foi baseado na espada mitológica do cavaleiro Rolando da dinastia carolíngea. É considerada uma das mais fortes em One Piece.

1 Comment

1 Trackback / Pingback

  1. As Espadas do Zoro – One Piece World

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*