Goroawase – O jogo dos números em One Piece!

O Goroawase (語呂合わせ = jogo de rimas, jogo com palavras, trocadilho) é um jogo de palavras famoso no Japão, que utiliza as várias leituras de um mesmo ideograma (kanji). Se você, por exemplo, ler um kanji de uma frase de uma forma diferente, você poderá mudar completamente o sentido da sentença! O mesmo pode ser feito para as leituras dos números de 0 a 10.

Mas por que estamos falando disso? É porque tal brincadeira é utilizada por Eiichiro Oda diversas vezes em One Piece! Para entendermos tudo, é necessária uma breve introdução sobre o tema.

INTRODUÇÃO

Dissemos que os números em japonês tem mais de uma leitura, mas como isso funciona? Resumidamente, os kanjis (ideogramas) no idioma japonês possuem duas leituras básicas, como podemos ver a seguir:

  • Kun´yomi (Leitura Kun): é a leitura japonesa de um kanji/ideograma.
  • On´yomi (Leitura On): é a leitura chinesa adaptada de um kanji/ideograma.

4vussdf

Por que leitura chinesa? Por questões históricas e culturais, o Japão importou muitos ideogramas utilizados na China para serem usados como substantivos na sua língua. Alguns desses ideogramas foram os próprios números (sem contar é claro os algarismos indo-arábicos utilizados por nós ocidentais)! Sem mais delongas, por que não verificamos as leituras dos ideogramas para os números de 0 a 10?

# Kun’yomi On’yomi Inglês (katakana)
0 (〇)
まる (maru), ま(ma) れい (rei), れ (re) オ, ゼロ, ゼ (o, zero, ze)
1 (一)
ひとつ (hitotsu), ひと (hito), ひ (hi) いち (ichi), い (i) ワン (wan)
2 (二)
ふたつ (futatsu), ふ (fu), ふた (futa) に (ni) ツー, トゥー (tsuu, tuu)
3 (三)
みつ (mitsu), み (mi) さん (san), さ (sa) スリー (surii)
4 (四)
よん (yon), よ (yo), よつ (yotsu) し (shi) フォー (fou)
5 (五)
いつつ (itsutsu), いつ (itsu) ご (go), こ (ko) ファイブ (faibu)
6 (六)
むつ (mutsu), む (mu) ろく (roku), ろ(ro) シックス (shikkusu)
7 (七)
なな (nana), ななつ (nanatsu), な (na) しち (shichi) セブン (seben)
8 (八)
やつ (yatsu), や (ya) はち (hachi), は (ha), ば (ba) エイト (eito)
9 (九)
ここのつ (kokonotsu), こ (ko) きゅう (kyuu), きゅ (kyu), く (ku) ナイン (nain)
10 (十)
とお (too) じゅう (juu), じ (ji) テン (ten)

Combinações numéricas como telefones, por exemplo, são os alvos principais desse jogo, que podem até mesmo virem a ser úteis como marketing. Veja:

gzrb02h

No cartaz da clínica odontológica acima, há os seguintes números “6480”, cuja leitura ficaria: ムシバ ゼロ (mushiba zero = zero cáries). Curioso, não? Usando dessa artimanha, você poderá ter números telefônicos comerciais que condizem com sua área de atuação ou até mesmo uma combinação que forme uma frase engraçada.

Entendido o que é o Goroawase, vamos ao seu uso em One Piece.

BRINCANDO COM AS DATAS DE ANIVERSÁRIO

A maioria dos aniversários de One Piece, como vocês já podem ter notado, são revelados nas perguntas SBS do mangá. Muitos deles são sugeridos por próprios fãs através de trocadilhos com datas (mês/dia) ao ler os ideogramas dos números nas suas diferentes leituras, como explicamos anteriormente. Confira alguns exemplos:

  • O aniversário do Teach (Barba Negra) é no dia 03 de agosto (08/03 no Japão, pois eles invertem o mês e o dia). Como vimos acima, o número 8 pode ser lido como “ya” e o número 3, como “mi”. Juntou? YAMI! Yami Yami no Mi, a fruta da escuridão!

e3yppvx

  • O aniversário de Ivankov é no dia 08 de janeiro (01/08 no Japão). Novamente, o número 1 pode ser lido como “hi” e o número 8 como “ha”. Juntando: HIHA, o famoso grito de guerra de Iva-chan!

adbxrjv

  • O aniversário de Robin é no dia 06 de fevereiro (02/06 no Japão). O número 2 é lido como NI, e o número 6, como RO. Então, NIco RObin.

wju69tr

BRINCANDO COM AS FRUTAS DO DIABO

Outro trocadilho marcante com o Goroawase na série de One Piece são as Frutas do Diabo ingeridas por alguns tripulantes do bando dos Chapéu de Palha. Veja abaixo e entenda:

Personagem Fruta do Diabo Goroawase Número
Monkey D. Luffy Gomu Gomu no Mi ごむごむ 5656
Tony Tony Chopper Hito Hito no Mi ひとひと 110110
Nico Robin Hana Hana no Mi はなはな 8787
Brook Yomi Yomi no Mi よみよみ 4343

Verifique que, para a elaboração do nome da fruta, Oda utilizou números cujas leituras formam a sua respectiva palavra. Até o momento, para formar o nome das 4 frutas ingeridas, o autor utilizou: 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10.

Notou também algo? Estão faltando o 0, 2 e 9! Um fã até mesmo notou esse padrão em uma das perguntas na seção SBS do mangá, questionando se haveria mais um novo tripulante a ser introduzido que fosse também usuário de Akuma no Mi:

Fã: Odacchi! Eu notei algo incrível!! As frutas do Diabo dos membros do bando do Chapéu de Palha correspondem a números de 1 a 10!!

Luffy: Gomu Gomu (5.6.5.6)
Chopper: hito hito (1.10.1.10)
Robin: hana hana (8.7.8.7)
Brook: yomi yomi (4.3.4.3)

Então, ficou (1.3.4.5.6.7.8.10), mas (2.9) estão faltando. Então o Bartholomew Kuma, que comeu a Nikyu Nikyu no Mi (2.9.2.9), vai se juntar à tripulação? Por favor, me conta!!

Oda: O QUÊÊÊÊ? Cara, estou surpreso!! De que forma, estou surpreso? SEM COMENTÁRIOS!!! PRÓXIMO!!!

Será mesmo que entrará o Kuma ou outro nakama para fechar essa brincadeira do Goroawase? Veja abaixo mais uma combinação que sugerimos, baseada no Kun´yomi ou On´yomi dos números 2 e 9, mostrados anteriormente:

Palavra Significado Goroawase Número
Fuku Fuku no Mi Fruta das Roupas ふくふく 2929

Sempre busque a TABELA do começo dessa
informação para poder acompanhar o raciocínio!

Se a combinação for plausível, provavelmente, o próximo tripulante da série, usuário de uma fruta, teria algum poder relacionado a roupas? É apenas uma suposição, mas uma pessoa pode vir à mente:

roemgjk

Kin’emon!

Por fim, que tal somarmos esses números que se repetem, marcados didaticamente: 56 + 110 + 87 + 43 + 29 = 325 (SAN-NI-GO ou Sunny Go!). O navio dos Chapéu de Palha também seria um dos nakamas!

thousand_sunny_infobox-e1442163563617


Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*