Shinokuni e o País da Morte

INTRODUÇÃO

Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.
Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.
(…)
E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.

Destruição de Sodoma e Gomorra – Gênesis, Capítulo 19, Bíblia

tpow3h8Apesar de sermos um site neutro e aberto em relação é religiosidade, começamos esta informação com uma passagem bíblica interessante. Dadas as devidas referências que Eiichiro Oda já utilizou em One Piece dessa parte do livro sagrado (os nomes dos dois King Bull de Water 7), lembrei-me desse capítulo, que se assemelha de certa forma ao Shinokuni, tema central desta informação.

Tal como o “enxofre” enviado por Deus para dizimar essas cidades, o Shinokuni é formado pelo gás sulfeto de hidrogênio (H2S, onde S = enxofre), que na vida real é incolor. Essa substância, conhecida por seu cheiro de ovo podre, é também liberada em erupções vulcânicas, como por exemplo, na do monte Tambora na Indonésia em 1815. Essa erupção foi a pior da história, matando 100 mil pessoas e espalhando suas cinzas num raio de 600 km.

De fato, como utilizado em One Piece, o H2S pode ter um efeito tóxico sobre o sistema nervoso, em altas doses.

SMILEY E SHINOKUNI (O PAÍS DA MORTE)

Sob o pretexto de estar fazendo pesquisas militares para matar piratas, há 4 anos, Caesar Clown criou uma arma de destruição em massa em Punk Hazard. Apesar de saber que essa arma poderia causar a morte de milhares de civis, Caesar se nega a interromper o projeto e acaba sendo demitido por Vegapunk devido às suas frequentes ações irresponsáveis. Irritado, Caesar detona a arma, que acaba destruindo 3 laboratórios da ilha e espalhando o gás venenoso H2S.

ji4omwo

Este gás eliminou toda a vida de Punk Hazard. Os prisioneiros que lá habitavam e conseguiram escapar, acabaram tendo os membros inferiores paralisados. Eis que chega o “salvador da ilha” após 1 ano: Caesar. Mentiroso como é, se eximiu da culpa e contou aos seus subordinados que o responsável foi o Dr. Vegapunk.

Seu maior desejo, no entanto, era reaproveitar a sua criação e, por isso, condensa o gás venenoso, transformando-o num monstro, o Smiley.

Após tal feito, Caesar decide então divulgar a sua arma química para negociantes de armas no submundo de One Piece, afirmando que é um método rápido de matar milhares de pessoas, até mesmo de um país. Daí vem o seu nome “País da Morte”. Aproveita-se então do fato que a ilha está cheia de intrusos – bando do Chapéu de Palha e os marinheiros do G-5 – e dí uma demonstração experimental da arma ao vivo para seus clientes.

Para isso, pede para seus subordinados libertarem o Smiley, a criatura em formato de gel criada por Caesar, que parece ter comido uma fruta do gênero Zoan – Sara Sara no Mi: Model Axolotle (ou Salamandra Mexicana) – e estava presa há 3 anos. É mais um dos seres inanimados que “comeram” uma Akuma no Mi, método desenvolvido pelo Dr. Vegapunk. Outro exemplo é o Funkfried do Spandam (uma espada que ganhou poderes Zoan de Elefante).

6i9pbdb

A arma de destruição em massa, o Shinokuni, é formada após o Smiley ingerir um doce gigante, de composição desconhecida, fazendo-o perder sua vida e voltar ao seu estado natural de gás. Assim, o H2S que estava contido na sua forma de gel/líquido é liberado e se difunde pelo ambiente.

Interessante notar que após a morte do Smiley, uma maçã que havia próxima do local se transformou em uma Akuma no Mi, provavelmente a fruta correspondente aos poderes antigos do Smiley.

mubw60n

O Shinokuni é um gás roxo venenoso de rápida velocidade de difusão, que imobiliza e petrifica as suas vítimas, exceto as pessoas que utilizam vestimentas especiais (como as que os subordinados de Caesar usam) e Brook na sua forma de espírito. Para evitar que as vítimas petrificadas morram, as mesmas precisam ser salvas da casca antes de se completar um dia.


1 Trackback / Pingback

  1. As árvores do mundo de One Piece – One Piece World

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*